As lâmpadas do veículo são essenciais para a segurança do condutor, e para isso devemos sempre estar prestando atenção no seu funcionamento, pois uma lâmpada queimada além de prejudicar a iluminação e a visão na estrada, também é passível de multa.
Em alguns veículos elas são trocadas com mais frequência do que o normal, e é nessa hora que o proprietário/condutor do veículo questiona: "essas lâmpadas não estão durando pouco, não!?"
Para ajudar nessa pergunta levantamos alguns motivos que realmente fazem as lâmpadas durarem bem menos do que o esperado, acompanhe.
Lâmpadas com aspecto de queimado
O primeiro caso que podemos citar é quando a lâmpada fica preta mesmo estando com pouco tempo de uso. Mas por que acontece isso?
Primeiro vamos entender um pouco do funcionamento interno de uma lâmpada halógena.
Dentro das lâmpadas halógenas existem alguns gases que necessitam de uma alta temperatura para realizarem seu ciclo e fazer ela brilhar, quando o farol do carro está rachado, mal vedado ou com entrada de umidade, estes gases não conseguem se manter nesta alta temperatura de trabalho, consequentemente acabam condensando e grudando nas paredes do bulbo, fazendo ele escurecer, isso acaba diminuindo muito a vida útil da lâmpada.
Modo de aplicação.
Durante a troca das lâmpadas do tipo halógenas, JAMAIS pegue no bulbo diretamente, a oleosidade natural da pele ao entrar em contato com o vidro da lâmpada, pode provocar fissuras ou deformações no bulbo do vidro quando forem ligadas.
Utilize a espuma protetora que vem com a lâmpada, ou use um pano limpo para não tocar diretamente no bulbo.
Lâmpada mal encaixada
Outro problema, se a lâmpada ficar frouxa dentro do farol, a vibração irá prejudicar. Então, sempre que instalar a lâmpada, certifique-se que ela esteja bem firme no local.
Qualidade
Lâmpadas de baixa qualidade sempre irão oferecer uma vida útil menor, queimando mais facilmente, então sempre verifique se o fabricante atende as normas exigidas pelo INMETRO.
As lâmpadas Gauss são certificadas pelo INMETRO, confira nosso portfólio completo aqui.
Estado de conservação
Outro ponto a ser verificado é o estado de conservação dos soquetes, conectores e cabos. Caso estes componentes estejam com sinais de oxidação, resíduos de fuligem ou deteriorados, você terá que trocá-los por completo. Não fique com cabos e conectores em situações precárias, isso é extremamente perigoso podendo causar sérios danos ao veículo.
Um farol ou lanterna que tem infiltração de água também pode provocar a queima prematura das lâmpadas. A umidade é prejudicial, pois provoca oxidação, e a água em contato com o bulbo irá provocar um choque térmico, queimando a lâmpada imediatamente.
Confira se a lâmpada é a correta para o seu veículo
Tenha muito cuidado com as lâmpadas de maior potência que as especificadas, elas podem sobrecarregar o sistema. Isto acontece porque lâmpadas mais potentes consomem mais energia do que o sistema elétrico suporta, podendo causar sobrecarga elétrica, grande consumo de bateria e também danificar outros componentes, como soquetes, fiação e até provocar o derretimento do farol devido ao aquecimento excessivo.
Confira sempre se a lâmpada a ser trocada está de acordo com a aplicação e especificação original do veículo. Caso tenha dúvidas, verifique nos catálogos ou site dos fabricantes.
Nós da Gauss também temos um catálogo completo de aplicações das nossas lâmpadas para os principais veículos do mercado brasileiro.
O sistema de carga
O alternador é importantíssimo e também deve ser verificado, pois pode estar com problema de sobretensão, provocando a queima das lâmpadas, faça uma revisão ou leve até um eletricista de sua confiança para fazer uma análise.
Conheça nosso portfólio
A Gauss possui um portfólio completo de lâmpadas para os mais diversos veículos, todas com selo de qualidade INMETRO de qualidade. Acesse nosso site e confira todos os nossos modelos disponíveis, halógenas convencionais, miniaturas, supre branca, LED e também xênon.
Gostou das informações? Acesse nossas redes sociais e canal no Youtube, tem muito mais conteúdo como este lá.
Facebook
Está com dúvida ou precisa de ajuda com algum dos nossos produtos? Entre em contato com o nosso suporte técnico, estamos aqui para ajudá-lo.