O sistema de arrefecimento tem como função manter controlada a temperatura do motor do veículo. Existem dois meios de realizar esse controle,
O sistema que utiliza o ar como meio de resfriar o motor é um sistema mais antigo e mais simples de ser projetado e foi aplicado nos veículos até aproximadamente 1996.
Já o sistema que utiliza a água como meio arrefecedor, é um sistema mais complexo, mas ao mesmo tempo, proporciona um controle mais preciso da temperatura.
Primeiramente vamos conhecer os componentes desse sistema e suas respectivas funções.
Radiador
O Radiador é desenvolvido de forma que o contato dele com o ar, seja o maior possível, dessa maneira ele é responsável por irradiar o calor do liquido que passa por ele, baixando a sua temperatura e consequentemente a do motor.
Eletroventilador
O Eletroventilador é utilizado para forçar a passagem de ar através do radiador quando o fluxo proporcionado pelo movimento do carro é baixo, compensando dessa forma a dissipação de calor. Isso acontece, por exemplo, quando o veículo se encontra parado ou em baixa velocidade.
Bomba D’água
A Bomba D’água faz com que o líquido de arrefecimento circule por todo o sistema. (O bloco do motor / radiador).
Reservatório
O reservatório armazena o líquido arrefecedor, permitindo ser abastecido, quando necessário.
Tampa do reservatório
A tampa do reservatório o mantém fechado para reter a pressão do sistema em torno de 1 bar e evitar que o líquido arrefecedor evapore.
Válvula termostática
A válvula termostática realiza o controle do líquido, bloqueando ou possibilitando a passagem do mesmo pelo radiador. Enquanto o motor não atingir a temperatura ideal de trabalho a válvula permanece fechada, quando essa temperatura for atingida (aproximadamente 90°C) a válvula abre, permitindo a passagem do líquido até o radiador.
Aditivos
Os aditivos aumentam o ponto de ebulição do líquido de arrefecimento e também evitam a oxidação do bloco do motor. Recomendamos sempre utilizá-los.
Sensor de temperatura
O sensor de temperatura, também conhecido como termistor informa o módulo de injeção e os indicadores do painel sobre a temperatura real do líquido de arrefecimento.
Válvula de pressão
As válvulas de Pressão estão espalhadas por vários pontos do sistema e tem como função controlar a pressão do líquido.
Interruptor Térmico
O interruptor térmico localizado no radiador, é responsável por acionar o Eletroventilador em decorrência da temperatura do líquido, quando ela atinge aproximadamente 92°C. É importante lembrar que existem sistemas em que esse componente é dispensado, pois sensores de temperatura eletrônicos reportam para a central de injeção a temperatura do motor, e é ela quem comanda o acionamento do eletroventilador.
Dando partida no veículo a válvula termostática inicia-se fechada deixando o líquido circular apenas entre as galerias do bloco do motor para que a temperatura ideal de trabalho seja atingida.
Quando esta temperatura é atingida a válvula abre, permitindo que o líquido circule do bloco do motor para o radiador.
O interruptor térmico detecta um aumento de temperatura do líquido e aciona o Eletroventilador (quando necessário).
Após passar pelo radiador, resfriar o líquido, o mesmo retorna para o motor, completando o ciclo.
O sensor de temperatura e as válvulas de pressão atuam durante todo esse processo de forma paralela, conforme vimos anteriormente.
Confira em nosso site www.gauss.com.br nossos diversos modelos de eletroventiladores.
Está com dúvida ou precisa de ajuda com algum dos nossos produtos? Entre em contato com o nosso suporte técnico, estamos aqui para ajudá-lo.