Atualmente, cada vez mais as montadoras estão deixando de lado o sistema aspirado e fabricando carros turbos. Então vamos entender o funcionamento desse sistema e algumas curiosidades também.
Antes da gente começar a falar sobre o turbo, vamos mostrar as partes que compõe esse sistema:
Caixa quente ou turbina.
Rotor da turbina.
Eixo de rotores.
Caixa fria ou compressor.
Rotor do compressor.
Saída para escapamento.
Entrada de ar ambiente
Coletores de Admissão e de escapamento.
Intercooler.
E as válvulas de alívio.
Válvulas de prioridade.
O grande barato do turbo é a fonte de energia que ele utiliza para poder funcionar. Sabe todos aqueles gases resultantes da queima da mistura ar/combustível que são diretamente jogados fora pelo escapamento nos carros aspirados? São esses gases a fonte de energia do sistema turbo.
Através do coletor de escapamento, a turbina recebe esses gases que passam através de um rotor que está dentro da turbina . Ao girar o rotor da turbina, o rotor do compressor passa a girar também, afinal eles estão conectados por um mesmo eixo, e após passar pelo rotor, os gases vão para a saída do escapamento.
Com o movimento do rotor do compressor, ele suga o ar ambiente através de uma entrada e envia esse ar pressurizado para o coletor de admissão, que antes passa pelo intercooler para resfriar o ar e deixar ele mais denso.
Com mais ar entrando nos pistões, entram também mais moléculas de oxigênio, o que permite a entrada de mais combustível e, consequentemente fazendo com que aconteça uma explosão mais forte, gerando assim, mais potência para o veículo.
Mas agora você deve estar pensando, então com certeza esse sistema gasta mais combustível. E a resposta é... NÃO!
Com o sistema turbo é possível ter um controle mais eficiente do acelerador, afinal, pisando menos eu ainda consigo ter uma resposta e um desempenho excelente, algo que acontece com os motores downsizing.
E o ""espirro"" do turbo?
Outra dúvida que você deve estar pensando, é aquele barulho que os carros turbos fazem, o famoso “espirro”. Sabe como e por que ele acontece?
Não citamos anteriormente, mas existem dois componente que fazem parte do sistema, a válvula de alívio ou wastegate, e a válvula de prioridade ou válvula blow-off.
A válvula de alívio fica instalada no coletor do escape, e seu principal objetivo é evitar que o rotor da turbina gire rápido demais o que provocaria mais ar no motor. E muita pressão pode danificar o conjunto.
O funcionamento é relativamente simples: Quando o fluxo de gases atinge o máximo regulado pelo sistema, a válvula se abre, fazendo que parte dos gases não passe pela turbina, e seja enviado diretamente para o escape.
Já a válvula de prioridade, vai instalada no coletor de admissão ou nas mangueiras de admissão do turbo. Ela atua no momento em que o motorista tira o pé do acelerador. Nesse momento a pressão do ar dentro do sistema continua aumentando. A válvula detecta esse aumento e se abre, liberando o ar para fora e é nesse momento que acontece o famoso espirro.
"Mas o meu carro é com sistema turbo original de fábrica e não faz o espirro." Nesse caso o sistema é retroalimentado. A válvula de prioridade é integrada e em vez dela jogar os gases para a atmosfera, que causa o espirro, ele joga na entrada da caixa fria.
Agora você já sabe o funcionamento do turbo e algumas curiosidades dele também.
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