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Como funcionam as Velas de Ignição?

As velas são componentes do sistema de ignição do veículo, e sua principal função é gerar uma centelha ou faísca entre seus eletrodos, desta forma fazendo com que a mistura ar combustível dentro do cilindro, entre em combustão.

Sempre lembre, cada motor possui uma construção e um regime de trabalho característico e, portanto, necessita de um tipo de vela adequado, para que não ocorram falhas no processo de detonação.

A confirmação entre o correto ajuste da distância entre os eletrodos das velas é extremamente importante, pois <b>caso estejam muito próximos</b> a centelha poderá não ter energia suficiente para iniciar o processo de queima do combustível.


Se eles estiverem muito distantes, a bobina poderá trabalhar forçada demais, o que provocará a ruptura da isolação elétrica interna dela ou mesmo dos cabos das velas.



Observe que alguns modelos de velas já vêm com os eletrodos pré-ajustados, sem necessidade de ajuste. Você poderá identificar pelo código da vela, como no exemplo abaixo.

No processo de detonação sempre irão restar resíduos de carbono, que é um condutor elétrico. Para que este resíduo não se fixe nas velas é importante que elas trabalhem em temperatura de aproximadamente 500°C. Este processo é chamado de autolimpeza. Porém a temperatura não pode passar de 850°C, senão ocorrerá a deterioração. Sendo assim, o grau térmico da vela deve ser sempre muito bem observado.
Consulte sempre o manual do veículo antes de trocar as velas.
Outro ponto que a vela também ajuda é na dissipação do calor gerado dentro da câmara de combustão. Velas quentes dissipam menos calor, enquanto as velas frias dissipam mais o calor.
Existem velas com mais de um eletrodo massa, e isto não é para aumentar a potência da centelha, mas sim para aumentar a vida útil da vela, pois a mesma trabalha sempre com um eletrodo por vez. 

As velas possuem um corpo isolante de cerâmica, com capacidade de sofrer constantes choques térmicos, pois no momento da detonação, a temperatura é extremamente alta, mas no momento da admissão, quando entra a mistura ar combustível, ocorre o resfriamento do sistema.

O corpo metálico das tem um tratamento da superfície capaz de resistir a altas temperaturas, bem como proteger as velas contra óxidos e outros materiais corrosivos.

É possível, através das marcas deixadas nos eletrodos, identificar uma série de problemas que podem estar ocorrendo no motor.
Podemos identificar previamente uma vela desgastada quando ela está com os eletrodos arredondados e com folga excessiva.
Algumas consequências que ocorrem com velas com tempo de vida útil vencido são:

 

TIPOS DE VELAS

  • Velas não resistivas

Sua característica é que elas trabalham com uma faixa de temperatura mais ampla.

 

  • Velas resistivas

Sua característica é que elas trabalham com uma faixa de temperatura mais ampla.

 

  • Velas V-groove

Possui um vinco no eletrodo central, melhorando a combustão, com menor emissão de poluentes.

 

  • Velas U-groove

Contém uma canaleta no eletrodo terra, propiciando uma centelha maior, facilitando a queima no caso de uma mistura pobre.

 

  • Velas de Platinum

Possui maior durabilidade e poder de ignição, além de melhor dissipação de calor, evitando superaquecimentos.

 

  • As velas de Iridium

Possuem um eletrodo central reduzido, propiciando uma queima mais rápida e completa, exigindo menor tensão da bobina, além de menor desgaste e economia de combustível.

 

Quer saber mais? Então assista aqui ao vídeo no nosso canal do Youtube.

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