Gauss

Como testar alternador que não tem regulador?

Neste artigo nós vamos falar sobre os alternadores que possuem um sistema de carga em que o regulador de tensão é integrado á central do veículo, ou seja não tem o regulador junto ao alternador, como por exemplo os de alguns veículos da Chrysler, Dodge, Jeep e Fiat.

Mas se o regulador não fica no alternador, o que seria essa peça então?

Fisicamente é muito parecida com um regulador, mas na verdade ela é um porta escovas com um capacitor, e em alguns casos um resistor.


Como faço para testar esses alternadores em bancada?
Para realizar os testes, primeiro com um multímetro devemos verificar se o capacitor e o resistor estão com seus valores corretos.

Também verificamos a resistência do rotor, lembrando sempre de desconsiderar a resistência do cabo do multímetro, e se ele não está em curto com a carcaça.

Aqui nos temos 2 modelos de alternador, um que utiliza o GA768. Uma das escovas é utilizada para o conector no terminal DF e a outra já está ligada ao negativo do alternador, ou seja, ele é de campo negativo.

Esse outro utiliza o GA902, nele as 2 escovas vão para o conector, uma vai para o terminal DF e a outra para o terminal IG. Que para esse teste podemos ligar ao negativo da bateria.

Se tudo estiver correto podemos testar o alternador com carga em bancada, e para isso precisamos alimentar o alternador com o sinal de um regulador. Podemos utilizar, por exemplo, o <a href=""https://gauss.com.br/produtos/p/ga058r/"">GA058R</a> que é um regulador bem simples e tem proteção contra curto.

Ele precisa de um negativo na carcaça, o terminal DF é a saída do regulador e devemos ligar no DF do alternador.

Já o terminal D+ vamos ligar ao positivo da bateria, mas somente depois que o alternador estiver girando, pois se ligarmos com ele parado, a corrente de campo será alta.

Com esse regulador ele deve carregar com 14,5V, e podemos aplicar uma carga.

Agora se o alternador for de campo positivo, ou seja, uma das escovas já está ligada ao positivo da bateria, você pode utilizar o GA003 para o teste.

Pronto, agora você já sabe como testar com carga um alternador que o regulador fica na central.

E uma coisa muito importante, esse teste é somente para verificar se está tudo bem com o alternador, ele não substitui o regulador do veiculo.

Assista ao vídeo do teste completo em nosso canal, acesse aqui para ver todos os nossos conteúdos.

Conheça também nosso portfólio completo de reguladores de voltagem, são centenas de modelos com aplicações para os mais diversos veículos da frota nacional.

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