O sistema antitravamento das rodas, também e conhecido com como ABS, é um verdadeiro salva vidas. Conheça a história, funções e como funciona este sensor importantíssimo para a segurança.
História
A história do ABS começa em 1929, com Gabriel Voisin, um pioneiro francês da aviação que desenvolveu o primeiro sistema para uso em aeronaves.
Em 1950, as travas antitravamento começaram a ser testadas em motocicletas.
Uma década depois, em 1960 agora em automóveis, o sistema ABS totalmente mecânico começou a ser usado nos carros de corrida Ferguson P99 e Jensen FF.
Nessa mesma década, foi desenvolvido um sistema ABS eletrônico para ser utilizado no avião Concorde.
Só em 1978, é que foi desenvolvido o sistema ABS utilizado até hoje.
O termo ABS, significa Anti-lock Braking System (Sistema de Freio Antitravamento), nada mais é do que sistema que evita o travamento das rodas em frenagens de emergência, ou seja, impede que o veículo derrape e perca a aderência com a pista.
Um dos aspectos mais interessantes é que esse sistema torna possível ao condutor desviar de obstáculos na pista enquanto freia. Sem falar que a distância de frenagem pode chega a até 30% menos.
Mas afinal como funciona o ABS??
Sensores posicionados nas rodas detectam a velocidade delas, e caso uma ou mais delas ameace a travar, o sistema controlado por rede CAM e pela ECU libera um pouco o freio destas rodas não permitindo o travamento e possibilitando manobras enquanto se está freando.
Se você tem um carro com ABS e precisou pisar fundo no freio percebeu uma trepidação no pedal, isto foi o sistema ABS entrando em ação.
Hoje, ele é um sistema indispensável para tornar a condução de carros mais segura, mesmo em condições adversas.
É claro que a Gauss possui diversos modelos de sensores abs , tanto os magnéticos quanto os por efeito hall.
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