Nos carros com sistema de injeção eletrônica, a central é a responsável por controlar totalmente o motor do veículo. Para realizar este controle, ela precisa saber exatamente tudo o que está acontecendo e em tempo real, e são os sensores que enviam estas informações.
Os sensores do sistema de injeção são dispositivos que fazem a leitura de uma grandeza e a transforma em sinal elétrico que é enviado para a central.
Dentre os diversos tipos e modelos de sensores, vamos destacar alguns:
SENSOR DE ROTAÇÃO
Este sensor está localizado sobre a roda dentada ou fônica e seu sinal é enviado de acordo com as oscilações provocadas quando os dentes da roda fônica passam pelo sensor.
A função dele é informar a rotação do motor e a referência do ponto morto superior dos pistões</p>
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SENSOR DE FASE
Sua função é informar a referência de fase do 1º cilindro para determinar o momento da injeção e/ou ignição. O sinal enviado à central eletrônica é gerado por um sensor de efeito HalI montado junto à polia do eixo comando.
Para diferenciar os sensores veja os sinais emitidos por cada sensor.
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SENSOR DE DETONAÇÃO
É um dispositivo que capta as vibrações da detonação no bloco do motor e as transformam em sinais elétricos.
O sensor de detonação fornece um sinal de resposta que é utilizado para o controle do avanço da ignição, auxiliando na melhoria do desempenho do motor e na economia de combustível.
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SENSOR DE POSIÇÃO DA BORBOLETA
Este sensor é similar a um potenciômetro, ele mede o ângulo de abertura da borboleta do TBI, converte em um sinal elétrico e envia à Central de Injeção.
Através deste sensor, a Central de Injeção obtém informações da aceleração ou desaceleração realizada pelo motorista. Estas informações são utilizadas para o cálculo do tempo de injeção.
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SENSOR DE OXIGÊNIO
Tem como função medir a quantidade de oxigênio presente nos gases de descarga e informar à central para que ela possa corrigir a relação ar/combustível. Ela também conhecido como sonda lambda, e está está localizado antes do catalizador.
Alguns sistemas possuem duas sondas, sendo a segunda para o monitoramento do catalisador.
Existem 2 tipos de sondas. A FINGER (GO8430), usada nos carros a álcool e gasolina. E a PLANAR (GO9441), usada nos carros flex mais modernos.
A sonda planar tem a mesma função da sonda finger, a diferença está na construção interna.
A planar é mais sensível, e a temperatura da sonda é controlada por um sinal PWM que vem da central de injeção.
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SENSOR MAF (MEDIDOR DE MASSA DE AR)
Também conhecido como medidor do fluxo de ar, ele mede a massa de ar admitida pelo motor, e é capaz de mensurar outras variáveis tais como temperatura, umidade, densidade do ar, etc.
Existem dois tipos comuns de sensores MAF: Sensor com sinal de saída analógico, onde a
tensão de saída é proporcional à massa de ar, e sensor com saída digital onde a frequência de saída é proporcional à massa de ar.
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