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Diferenças entre os reguladores GA350, GA355 e GA360 (Reguladores FORD)

Hoje vamos falar sobre um tema que chega com bastante frequência em nosso suporte técnico: Qual as diferenças entre os reguladores GA350, GA355 e GA360?

Estes três modelos de reguladores além de serem aplicados nos veículos FORD também são muito parecidos fisicamente, e isso acaba confundindo na hora da compra ou aplicação no veículo, gerando problemas no sistema elétrico por uma aplicação errada.

Então vamos diferenciar e mostrar como testar os três modelos.
Testando GA350
Primeiro o GA350, que normalmente tem 1 fio no chicote que chega no regulador, porém em alguns casos chegam 2 fios, e para testa-los é bem simples:

Primeiro vamos alimentar o alternador com positivo e o negativo na carcaça, em seguida é só ligar o terminal L de lâmpada e colocar o alternador para funcionar.

Testando o GA355
Agora vamos ao GA355, ele é semelhante ao GA350, porém, nele chegam 3 fios.

Para testar na bancada devemos colocar um positivo direto no terminal que é o sensor de bateria, o S. 

Ele é o responsável por medir a voltagem que está chegando ali na bateria, e caso tenha alguma diferença entre o que está saindo do alternador, o regulador irá corrigir essa tensão.


Testando GA360
Já o regulador GA360, é controlado pela central do veículo, e para testá-lo utilizamos o modo Stand Alone, também conhecido como Modo de Emergência.

Vamos ao teste:

Colocamos o alternador e alimentamos o positivo (DF) e negativo na carcaça, e por último o terminal SENSE (S), logo após isso ligamos a bancada.

Perceba que ele deverá carregar perto dos 13,8V em modo de emergência, caso isso não aconteça devemos aplicar um pulso negativo no terminal C para “acordar” o regulador.

Vamos usar como exemplo um gerador de função.

Alimentamos o positivo e negativo do alternador e colocamos um gerador de função, ele já estará configurando com uma frequência de 125hz.

Quando ligamos o pulso PWM no terminal C, e variamos o Duty Cicle em 20%, temos uma tensão de 12,5 volts.

Quando ligamos o pulso PWM no terminal C, e variamos o Duty Cicle em 90%, temos uma tensão de 16,2 volts.

Quando ligamos o pulso PWM no terminal C, e variamos o Duty Cicle em 50%, temos uma tensão de 14,0 volts.

Portanto a partir destes testes é possível perceber que a tensão também varia, o que significa que o regulador está respondendo corretamente aos comandos do simulador da central.

 

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