Gauss

Função do sensor de detonação

Qual a função do sensor de detonação?
Ele é o responsável por informar a central o ponto exato da ignição para que não esteja atrasada, isso pode fazer o veículo perder potência no motor, e nem adiantado demais, o que provoca batida de pino ou o famoso "motor grilando".

O sensor de detonação funciona como um microfone que escuta as vibrações do motor do carro e as transforma em sinais elétricos. O coração dele é um cristal piezoelétrico que transforma vibrações mecânicas em tensão elétrica, quando o motor está em funcionamento as vibrações são constantes dependendo de como elas ocorrem podem indicar alguma anomalia.

Como ele funciona?
A primeira coisa que temos que saber é que cada combustível e cada rotação possui um ponto exato de ignição, então é imprescindível que a central saiba qual o combustível que está no carro e qual a rotação do motor.

Quando paramos o carro para abastecer e desligamos o motor, a central tem registrado qual a quantidade de combustível no tanque, e ao ligarmos o carro novamente ela faz a leitura e analisa se teve variação do nível de combustível, entendendo se houve ou não um abastecimento. Após isso ela precisa saber qual o combustível está no tanque e qual o novo ponto de ignição.

Para saber qual é o combustível a central recorre as informações que vem da sonda lambda ou sensor de oxigênio através de cálculos envolvendo a quantidade de ar e combustível que estão entrando no motor, assim ela vai identificar a relação estequiométrica (ver tabela abaixo).

Para saber o ponto de ignição ela faz o seguinte:

A central atrasa o ponto da ignição em aproximadamente 15 graus e a cada 30 voltas do virabrequim ela adianta um pouco o ponto da ignição.

Quando o ponto começa a ficar adiantado demais começam a surgir as vibrações que indicam batida de pino ou motor grilando, então a central para de adiantar, atrasa em torno de um grão e meio o ponto de ignição.

Desta forma o motor ficou no ponto ideal de ignição, onde o ele vai ter a melhor performance, ou seja, máxima potência e economia.
 

Cuidado ao substituir o sensor!
Muito cuidado ao substituir este sensor, pois como possui um cristal dentro dele não pode ser apertado demais nem ficar com pouco aperto, caso isso aconteça ele irá enviar sinais errados para a central de injeção. O torque de aperto do parafuso de fixação deste sensor é de 2kg , jamais ultrapassando 2,5kg.


 

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