Neste artigo você vai saber saber mais sobre o funcionamento da bomba de combustível e algumas dicas e cuidados para manter alta a vida útil dela.
Função
A função da bomba é fazer com que o combustível chegue até os bicos de injeção após passar pelo filtro, flauta e regulador de pressão. Retornando posteriormente ao tanque.
Primeiro vamos ver algumas pequenas causas que são originados a partir de ações cotidianas, aquelas como por exemplo quando você vai no posto posto e pede para o frentista completar, parece simples, mas fique atento e confira abaixo:
Agora vamos no aprofundar um pouco mais, veja abaixo mais 4 causas relacionadas ao sistema de injeção e a bomba de combustível.
Primeira causa do mal funcionamento da bomba de combustível:
Para a linha de carros leves há dois tipos de bombas, a aplicada em carros flex e a aplicada em carros a gasolina.
Para funcionar bem a bomba precisa estar lubrificada, e a gasolina proporciona esta lubrificação de forma muito eficiente, diferente do álcool que não tem este mesmo poder.
Por isso as bombas flex possuem o coletor revestido de carbono para que não tenham um gasto excessivo quando trabalhando com combustível à álcool. Fique muito atento ao escolher a bomba flex ou gasolina.
Segunda causa
Geralmente quando as pessoas alteram o veículo para GNV, como em alguns sistemas mais antigos por exemplo, deve-se cortar o funcionamento da bomba quando a chave comutadora é passada para GNV.
Isto porque, se o carro ficar com o tanque vazio e a bomba continuar funcionando sem o combustível para refrigerar, ela irá queimar.
Terceira causa
O combustível também é responsável pela refrigeração da bomba, para que ela não esquente demasiadamente e não queime.
Assim observe que o hábito de dirigir com pouco combustível no tanque pode prejudicar a vida útil da bomba devido à baixa refrigeração dela.
Quarta causa
Sujeira no combustível é extremamente prejudicial para a bomba. Esta sujeira pode vir do posto de abastecimento, de rachaduras nas mangueiras que vão do bocal até o tanque, ou então do carvão proveniente do canister.
Ao abastecer o veículo devemos parar no automático, pois o tanque de combustível deve permanecer com o espaço destinado ao vapor do combustível. Este vapor passa pelo canister, pela válvula do canister e vai até a admissão. É a central que comanda esta válvula de liberação do gás para aproveitamento no motor quando necessário.
Porém quando completamos totalmente, é o combustível que vai até o canister fazendo com que o carvão esfarele, e ele vai acabar voltando para dentro do tanque.
Quinta causa
Uma última causa para o mau funcionamento ou queima da bomba diz respeito as características de trabalho dela. Toda bomba é dimensionada para trabalhar com determinada pressão e vazão, se a bomba trabalhar com pressão superior a especificada, a corrente elétrica irá aumentar, fazendo com que a bomba queime.
E isto irá acontece se os filtros ou a tubulação estiverem entupidos.
Um bom indicativo para diagnosticar se a tubulação ou os filtros estão entupindo é o ruído da bomba. Você vai permanecer que tem um barulho como se ela estivesse vibrando.
A vida útil de uma bomba Gauss quando trabalhando em condições ideais, ultrapassa as 930 horas exigidas pela norma brasileira. Por isso é sempre importante substituir os filtros periodicamente.
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