Gauss

Lei de Faraday e o funcionamento do Sensor de Rotação

A Lei de Faraday
O sensor de rotação é mais um entre os vários sensores do sistema de injeção do veículo, ele é pequeno e bem simples, porém como todo componente de um motor ele também possui a sua função, a qual deve sempre desempenhar com precisão, ou caso contrário irá prejudicar o funcionamento do veículo.

Para entendermos melhor a função deste sensor, primeiro, de uma forma bem resumida vamos ver o que diz a lei de Faraday: "Toda vez que um condutor cortar um campo magnético variável, irá surgir nele uma força eletromotriz." Ou seja, ele irá produzir uma voltagem.


O sensor de rotação e como funciona
O sensor é fabricado a partir de um imã cilíndrico com um enrolamento de centenas de voltas de um fio bem fino ao redor dele.

Este mesmo imã possui um campo fixo, mas ao aproximarmos um objeto metálico dele iremos alterar o fluxo magnético, fazendo com que o campo varie, essa é a lei de <em>Faraday </em>(citada no primeiro tópico) acontecendo.

Neste momento irá sair um pulso vindo da bobina de ignição.

Quando aproximado da roda fônica, o sensor de rotação irá produzir um sinal, mas repare que a mesma roda fônica tem um dente faltando.

É justamente neste ponto que o sinal que sai da bobina é diferente, e é este sinal (falha da roda fônica) que indica a referência do cilindro 1, desta forma ela indica que ele está no ponto morto superior, e a velocidade com que os dentes passam pelo sensor indicam a rotação que o motor está girando (RPM).


 

E para que servem?
Estes sinais são fundamentais para a central saber o momento de acionar a bobina, e é através deste sensor que a central adianta ou atrasa o ponto de ignição.

Existe também o sensor por efeito Hall, cujo sinal não é senoidal, mas sim quadrado, porém a sua função é exatamente a mesma.


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