Hoje vamos falar um pouco sobre a Bomba de alta pressão no sistema de Injeção direta do veículo.
Mas primeiro para entender, vamos falar o que é um sistema de injeção direta.
O sistema de injeção direta é um sistema que faz a injeção de combustível dentro da câmara de combustão dos cilindros.
Bem diferente do sistema de injeção indireta, que funciona no coletor de admissão e fora da câmara de combustão.
Nos motores com injeção direta, o combustível é injetado no último estágio de compressão, formando a mistura de forma rápida. A distância do bico de injeção e da vela de ignição é pequena, e ficam localizados entre as válvulas, no topo dos cilindros.
Ela aumenta a eficiência e potência do motor, junto da economia de combustível.
Um exemplo é quando as válvulas de admissão acumulam carbono, já que não tem a passagem de combustível para “limpa-las”, diferente da injeção indireta, que permite a passagem de combustível pelas válvulas e não deixa acumular carbono.
Bem, a sua principal função é elevar a pressão vinda da bomba alimentadora, ou também conhecida como “bomba de baixa”, que se encontra no interior do tanque de combustível.
Assim que o combustível é puxado do tanque pela bomba de baixa, ele passa pelo filtro e por um sensor de pressão, chegando até a Bomba de alta pressão, onde o acionamento pode ser direto pelo came do comando de válvulas.
A partir deste momento, a bomba de alta pressão eleva a pressão do combustível conforme o desenvolvimento do veículo, podendo variar entre 150 a 300 Bar, tudo isso através de um regulador eletrônico.
Esses valores são calculados pela central, que por último direciona esse combustível para o Common Rail (tubo único que distribui para todos os bicos, com a mesma pressão e vazão).
Antes de mexer na Bomba de alta pressão, use o Scanner para despressurizar a linha e evitar acidentes.
A bomba de alta pressão é um componente crucial para o funcionamento do sistema de injeção do veículo (Atenção: nem todos os veículos possuem este componente em seu sistema), portanto tome cuidado com combustíveis de procedência duvidosa, escolha sempre um posto de sua confiança, além também de sempre manter o veículo com as revisões e cuidados em dia.
E lembre-se sempre, os veículos são máquinas complexas e que dependem de um funcionamento pleno de todo o sistema, portanto o menor dos defeitos pode comprometer todo o conjunto.
Caso tenha dúvidas e queira saber mais sobre as nossas bombas de alta pressão nos mande uma mensagem, nossa equipe está sempre a disposição.
Telefone: +55 (41) 3021-2300
WhatsApp: +55 (41) 98836-4621
E-mail: suporte01@gauss.com.br
Conheça o nosso portfólio de bombas de alta pressão aqui, são vários modelos para diferentes montadoras do mercado brasileiro e importados.
Está com dúvida ou precisa de ajuda com algum dos nossos produtos? Entre em contato com o nosso suporte técnico, estamos aqui para ajudá-lo.