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Qual a função da Sonda Lambda? (Sensor de oxigênio)

A sonda lambda ou sensor de oxigênio é a responsável por medir a concentração de oxigênio presente nos gazes do tubo de escape, é ela quem vai informar para a central se a mistura esta rica ou pobre.

Ela faz a verificação da relação estequiométrica que é a melhor relação entre ar e combustível, e isto varia de acordo com cada combustível, vamos ao exemplos:
A relação do álcool é 9 partes de oxigênio para uma parte de combustível.

A gasolina pura é 14,7  para um.

já a gasolina que usamos aqui no Brasil por ter uma quantidade de álcool misturado a ela a proporção é  de 13,28.

Mas como ela faz isto?
A sonda é feita de um produto a base de oxido de zircônia e tem um formato que lembra a tampa de uma caneta, claro estou falando do modelo finger, existe também a planar e a wide band , que possuem constituição física diferente, mas o princípio de funcionamento é praticamente o mesmo.

A sonda é composta por este elemento de oxido zircônia, eletrodos, um interno e outro externo para captarem o sinal da sonda e uma resistência elétrica, a função desta resistência é aquecer a sonda rapidamente para que ela atinja no menor tempo possível a temperatura de trabalho.

O funcionamento da sonda se baseia na comparação dos níveis de oxigênio do lado de fora da sonda com o oxigênio de referência que está dentro da sonda.

Este oxigênio chega dentro dela através de um processo chamado capilaridade, ou seja, o espaço entre os condutores que leva este oxigênio ate o interior da sonda.

Se você soldar irá bloquear esta passagem e a sonda em alguns dias irá apresentar falhas no funcionamento.

Toda sonda possui uma vida útil, ou seja, uma sonda com 100.000 km não terá mais a mesma eficiência de uma sonda nova.

Em resumo: a sonda lambda faz a leitura da quantidade de oxigênio que está saindo pelo tubo de escape, a central como através do tempo de injeção entende qual a quantidade de combustível que entrou no motor, faz um cálculo e sabe exatamente a relação estequiométrica, com isto dosa a melhor quantidade de combustível para máxima eficiência e mínima emissão de poluentes.

A segunda sonda, pós catalizador, tem a função de verificar se ele está realizando o seu trabalho, se ela perceber mistura tendendo a ficar rica é porque o catalizador está deixando de cumprir seu papel.

E encerramos por aqui mais um artigo TecGauss, agradecemos a leitura e esperamos que tenha gostado do material.

A Gauss possui um portfólio completo de sensores de oxigênio, acesse nosso site e fique por dentro de todos.

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