Os módulo de ignição Gauss evoluíram com o passar dos anos, tendo suas tecnologias aperfeiçoadas para atender os veículos de maneira mais eficiente. Por isso hoje vamos falar de alguns dos nossos módulos mais populares, os GA2005, GA2005N, GA2013 e GA2013N, mas antes de falarmos sobre os módulos, vamos conhecer a evolução do sistema de ignição.
O sistema de ignição
Com o passar do tempo, o platinado sofre muito desgaste devido ao atrito com o came ou excêntrico, sendo necessário um ajuste de tempos em tempos. Podemos citar também o desgaste dos contatos, devido a amperagem que passa por eles, e a grande quantidade de vezes que ele fica abrindo e fechando.
Atenção: Em alguns casos estes contatos são lixados, porém isto só piora o funcionamento.
Por conta destes desgastes as montadoras buscaram uma solução, substituíram o platinado por um sistema totalmente eletrônico, composto por um sensor eletromagnético, conhecido por bobina impulsora, e um módulo de ignição.
O módulo de ignição
O modulo é um circuito eletrônico que através de um transistor de saída de alta potência, controla de forma precisa tanto o momento da centelha quanto o tempo em que a bobina de ignição fica energizada.
Os primeiros módulos de ignição possuíam um circuito com componentes eletrônicos de pouca precisão, soldados manualmente, com placa de fenolite e transistores sem dissipação térmica, o que contribuíam para um baixo desempenho, gerando muita interferência eletromagnética junto de uma qualidade e durabilidade ruim.
Com o passar do tempo os produtos originais foram saindo do mercado, e a bobina impulsora já não possui mais as mesmas características das originais. Desta maneira, a Gauss desenvolveu módulos com características para serem aplicados em qualquer situação, para trabalhar com bobinas impulsoras originais ou com peças que possuem um sinal de menor intensidade.
Os módulos Gauss que trabalham com a bobina impulsora, não necessitam seguir a polaridade na hora de ligar os fios P+ e P-. Caso o P- esteja aterrado, o modulo também irá reconhecer e atuar da mesma maneira.
O circuito de saída possui um transistor de alta potência, a fim de ter uma vida útil ainda maior, e a dissipação térmica é altamente eficiente, devido ao uso de placas de cerâmica com tecnologia híbrida da Gauss.
A Gauss lançou no mercado as versões GA2005N e GA2013N. Estes produtos possuem o mesmo circuito elétrico do GA2005 e GA2013, porém, a base de alumínio é menor.
O motivo principal é a utilização de componentes menores que ocupam um espaço muito menor, tendo o mesmo desempenho e eficiência dos produtos atuais.
E assim a Gauss segue trabalhando e aperfeiçoando seus produtos, para que você aplicador esteja cada vez mais satisfeito.
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