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Como funcionam os sistemas elétricos 24V

Publicado em: 08/09/2020 na Categoria Linha Elétrica

Os sistemas elétricos de carga em 24V funcionam normalmente na linha pesada, ou seja, ônibus e caminhões. Como são veículos de grande porte, utilizados diariamente e percorrendo longos trechos, é necessário que os componentes elétricos e mecânicos sejam reforçados.

Os alternadores aplicados na linha pesada normalmente trabalham com tensões de 24 volts. O motivo de trabalhar desta forma é o peso e o volume do chicote de cabos, como também os efeitos negativos provocados pela alta intensidade de corrente elétrica no sistema de 12V, fizeram com que os fabricantes de ônibus e caminhões usassem a alimentação de 24V, isto porque quanto maior é a tensão, menor será a corrente de consumo, se mantida a mesma potência.

DESBALANCAMENTO DAS BATERIAS NOS SISTEMAS DE 24V:

Nos sistemas de 24V é normal o uso de duas baterias de 12V, ligadas em série, obtendo-se 24V na saída. O alternador ficará ligado às duas baterias, carregando ambas ao mesmo tempo.

como funcionam os sistemas elétricos 24V

Porém, os equipamentos que trabalham com tensão de 12V normalmente são alimentados com derivação de uma das baterias. Surge então um dos problemas mais comuns encontrado em caminhões e ônibus que é o desbalanceamento das baterias. Quando é exigido uma carga maior à uma das baterias, provoca-se um desbalanceamento na distribuição de carga sobre a outra. Isto poderá afetar também o alternador.

Neste caso, a melhor solução é a instalação de conversores automotivos de 24Vdc para 12Vdc ou até mesmo para 110Vac.

como funcionam os sistemas elétricos 24V

Com isto teremos como vantagem:

  • Prolongamento da vida útil das baterias.
  • Melhora na partida.
  • Diminuição do consumo de combustível.
  • Redução de custos de manutenção, principalmente no alternador.

REGULADORES GAUSS LINHA PESADA 24V:

A Gauss, atendendo ao exigente mercado de peças automotivas para caminhões e ônibus, implantou várias melhorias nos reguladores 24V, no qual podemos destacar o GA018, GA034, GA041, GA042, GA043 E GA108.

As principais melhorias são:

  • Maior resistência mecânica, com o uso de um dissipador externo em alumínio, além de melhorar a dissipação de calor.
  • Substituição do circuito convencional pela tecnologia híbrida desenvolvida na Gauss, tendo como vantagens: uso de placa de cerâmica, maior precisão dos componentes resistivos, transistor de saída reforçado, suportando tensões de pico de até 100 volts e com capacidade de corrente de até 25 amperes.
  • Inclusão de proteção contra curto circuito de rotor.
  • Aumento da estabilidade do coeficiente térmico, devido à rápida dissipação de calor, aumentando assim a vida útil dos componentes internos.

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