Tecgauss - Artigos

Principais defeitos em alternadores e como resolve-los

Publicado em: 08/09/2020 na Categoria Linha Elétrica

O alternador é o único responsável por manter todos os equipamentos do veículo em funcionamento, enquanto o veículo estiver com o motor ligado, e claro, recarregar a bateria.

SINTOMAS

Primeiramente , conheça alguns problemas ocasionados por alternadores com defeitos:

  • Faróis variando a luminosidade;
  • Ruídos no som do veículo;
  • Luz indicadora de bateria do painel totalmente acesa ou levemente acesa.

alternador farol oscilandoluz da bateria acesa

Agora vamos conhecer as causas mais comuns que danificam o alternador, são elas:

  • Sobrecarga por excesso de consumo , ou seja, o uso de lâmpadas de alta potência, equipamentos de som e acessórios.
  • Baterias com defeito são incapazes de fornecer energia, se tornando uma “peso” para o alternador.
  • Adaptações em alteradores, como utilização de polias não originais, ou uso de alternadores não especificados para o veículo, podem também comprometer o próprio alternador.
  • A refrigeração deficiente do alternador também danifica o mesmo, causando sobreaquecimento.
  • Contaminação por água, óleo, pó ou outros resíduos, podem vir a danificar os componentes internos do alternador.
  • Outra causa de defeito no alternador normalmente acontece devido ao ajuste inadequado da correia, podendo ela estar muito esticada ou frouxa.

VERIFICAÇÃO DO ALTERNADOR E SISTEMA ELÉTRICO

Para verificar o alternador e o sistema elétrico do carro, siga algumas destas dicas:

BATERIA: Primeiramente com o motor desligado, meça a voltagem da bateria com um multímetro na escala de tensão contínua. Deste modo, ela deve apresentar um valor maior ou igual a 12,6 volts, caso esteja abaixo deste valor recarregue a bateria, ou troque-a se ela apresentar tensão muito baixa ou vazamentos.

Principais defeitos em alternadores

ALTERNADOR:  Em seguida após verificar a bateria, novamente com o motor ligado meça a voltagem dela e do alternador, ambos devem apresentar valores iguais ou próximos, porém não menores que 13 volts e no máximo até 14,5 volts, dependendo do sistema elétrico. Deixe então o veículo ligado por alguns minutos, e verifique se o alternador apresenta ruídos mecânicos ou aquecimento excessivo, caso isso aconteça, o alternador deverá ser reparado.

Principais defeitos em alternadoresalternador manutenção

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saiba que o alternador automotivo é um dos componentes mais importantes do sistema elétrico, fazer uma revisão periódica irá garantir o bom funcionamento bem como prolongar a vida útil de todos os componentes.

Você sabia que a Gauss possui diversos componentes para alternadores de veículos pesados ou leves? Confira em nosso site e conheça os melhores produtos para a linha elétrica, injeção, ignição e arrefecimento: www.gauss.com.br

Quer ver vídeos sobre os principais defeitos em alternadores e como resolve-los? Conheça nosso canal no Youtube e tenha acesso a mais de 50 vídeos técnicos gratuitos.

Preloader